Prefeitura amplia em 252% número de vagas para Educação em Tempo Integral

16/4/2024, 15:7 | Foto: Milena Brandão
Ao todo, 32 escolas da rede municipal oferecem a modalidade

Este ano, a Prefeitura ampliou em 252% o número de vagas disponíveis para Educação Integral em Tempo Integral, passando de 733 matrículas para 2.583. Ao todo, 32 escolas da rede municipal oferecem a modalidade, 7 delas funcionam exclusivamente neste formato. Além de aumentar o tempo que os alunos passam na escola, a Educação em Tempo Integral busca garantir o desenvolvimento do estudante em todas as suas dimensões: intelectual, física, afetiva, social e cultural. 

No Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Carlos Marinho Falcão, no bairro Parque Ipê, 128 crianças estudam em tempo integral. As atividades começam às 7h45 e são finalizadas às 16h45. “Durante as nove horas de atendimento na unidade escolar, as crianças têm atividades dentro e fora de sala, refeições, recreação, higiene e a hora do soninho. A rotina na Educação em Tempo Integral traz constância e segurança para essas crianças, ferramentas importantes para o desenvolvimento delas”, pontua a diretora da unidade escolar, Lídia Almeida. 

Para Maria Janaína Galdino, mãe do pequeno Gael Galdino, estudante do grupo 2, a modalidade contribui com a rotina da família, além de estimular o desenvolvimento da criança. “Permite que mães e pais possam trabalhar e saber que os filhos estão dentro de  uma instituição que proporciona segurança e uma educação de qualidade”, conta. 

A secretária municipal de Educação, Anaci Paim, destaca o investimento arrojado da Prefeitura para o funcionamento desta modalidade. “A Educação Integral em Tempo Integral reforça o compromisso da Prefeitura com a oferta de educação de excelência, uma vez que alcança mais de duas mil crianças, são duas mil famílias que encontram no município o apoio e suporte necessários para que seus filhos tenham um ensino de qualidade, com currículo integrado, em um ambiente confortável e seguro”, destaca.



  •